quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Algumas Explicações


Explicações, declarações e afirmações:


  • Após a primeira edição em 2000, a FIFA encontrou dificuldades em relação a patrocinadores. Por isto, de 2001 a 2004, não foi realizado. Em novembro de 2014, o Ministro do Esporte Aldo Rebelo recebeu uma carta da FIFA com a confirmação de que o Palmeiras é o 1° campeão mundial. No encerramento da carta, Valcke afirma que “além de garantir uma excelente organização do evento, o Brasil também pôde, orgulhosamente, ver o clube brasileiro Palmeiras vencer a final do campeonato contra o Juventus”. A Fifa, porém, ainda separa os campeões de torneios que não organizou dos que venceram as competições criadas por ela. Segundo a entidade máxima do futebol, o torneio foi “o primeiro entre europeus e sul-americanos a nível mundial”. Confira tudo sobre a Copa Rio Internacional. 


  • Em 1993 o Milan substituiu o Olimpique de Marselha, suspenso de competições internacionais por ter subornado um árbitro em jogo do campeonato Francês.

  • Esta não foi a primeira vez que o vice Europeu substituiu o campeão:


  • 1971 o Panathinaikos substituiu o Ajax;

  • 1973 a Juventus substituiu o Ajax;

  • 1974 o Atletico de Madrid substituiu o Bayern Munique;

  • 1977 o Borussia Monchengladbach entrou no lugar do Liverpool;

  • 1979 o Malmoe substituiu o Nottingham Forest. 

  • O Brasil é o país do futebol, certo? Errado. O verdadeiro país do futebol é a Inglaterra, um país com 40 mil clubes. O número de clubes no Brasil é de apenas 13 500, o que não dá nem metade disso. 



  • Afinal, Flamengo é penta ou hexa? Flamengo campeão do Brasileirão 2009. MERECIDO, INDISCUTÍVEL. Contudo, seria este o hexa ou o penta do clube na história? Para muitos, o rubro-negro é o legitimo campeão de 1987, e assim tem seis títulos na história. Para outros, o clube só soma cinco conquistas, pois a taça de 1987 pertence ao Sport.Oficialmente, a CBF considera o Sport campeão de 1987. Toda essa polêmica surgiu com a criação da Copa União. Os times considerados ‘mais fortes’ da época estiveram no módulo verde, vencido pelo Flamengo. O vencedor do módulo amarelo, dos times ‘mais fracos’, foi o Sport Recife.A CBF pretendia organizar um quadrangular final com os dois melhores do módulo verde e os dois melhores do módulo amarelo para definir o campeão. Mas Flamengo e Inter, o vice de 1987, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani, o vice do módulo amarelo.Com todo o imbróglio, a CBF instituiu uma nova final entre Sport e guarani e o time pernambucano se sagrou campeão.Na maioria dos guias e livros sobre futebol, o título de 1987 aparece com dois campeões: Sport e Flamengo.E por causa de toda esta polêmica, também, o destino final da Taça das Bolinhas não foi definido. O São Paulo cobra por ser o primeiro penta legítimo da história. A diretoria rubro-negra também.O fato é que toda essa polêmica nunca deve ter um fim definitivo. CBF atualiza lista de campeões brasileiros, considerando Fla e Sport como vencedores em 87. E inclui ganhadores da Taça Brasil e da Taça de Prata. Dois meses e meio depois da CBF decidir reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 1987, juntamente com o Sport, a Fifa alterou o perfil do Rubro-Negro carioca em seu site oficial. Na lista dos principais títulos do clube, a entidade que controla o futebol mundial relaciona agora seis títulos nacionais (1980, 82, 83, 87, 92 e 2009). 

Foto que comprova o título do Flamengo de 1987. CBF atualiza lista de campeões brasileiros, considerando Fla e Sport como vencedores em 87. E inclui ganhadores da Taça Brasil e da Taça de Prata

  • Como o Corinthians é campeão mundial sem ter a Libertadores?O Timão disputou o primeiro Cam-peonato Mundial de Clubes da Fifa como convidado e conquistou o caneco. Desde 1960, o campeão europeu e o campeão sul-americano, vencedor da Libertadores da América, disputavam o título da temporada. Até que, em 2000, a Fifa resolveu testar um novo formato, com oito times: seis escolhidos pelas confederações continentais, mais Real Madrid – campeão mundial de 1998 – e um indicado pela CBF, já que o Brasil sediou o torneio. A Conmebol, confederação sul-americana de futebol, selecionou o Vasco pelo título da Libertadores de 1998 (quando o mundial foi realizado, porém, o Palmeiras era o então campeão sul-americano). O Corinthians entrou na disputa por ter vencido o Brasileirão de 1998. Mas por que não o de 1999? À época, a CBF afirmou que o resultado do campeonato brasileiro sairia só em dezembro, muito próximo ao mundial – o que não fez diferença, já que o Corinthians foi bicampeão em 99. Enfim, o Coringão bateu o Vasco na final e foi campeão mundial sem jamais ter conquistado a América do Sul, ou seja, o Corinthians tem dois mundiais e apenas uma libertadores. 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí o que você achou ;-)